Três doenças comuns entre os motoristas de caminhão
Os caminhoneiros passam longos períodos sentados, sem alongamentos, rotinas de exercícios ou horários para descanso e alimentação. Esses fatores facilitam o surgimento de diversas doenças. Algumas delas são:
.
▪ APNEIA DO SONO: A apneia obstrutiva do sono é uma parada respiratória que ocorre enquanto a pessoa está dormindo. Aproximadamente de 15% a 17% dos motoristas de caminhão profissionais sofrem com esse problema. A apneia leva o motorista a ter muita sonolência durante o dia na direção veicular.
.
▪ LER (Lesões por esforço repetitivo): Atinge principalmente músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos e é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER.
.
▪ LOMBALGIA: Popularmente conhecida como dor nas costas, é uma das principais consequências da rotina dos motoristas. São profissionais que passam muito tempo ao volante do caminhão e se exercitam pouco.
.
É importante para o motorista se alongar, manter uma rotina de exercícios e controlar a alimentação e peso para amenizar eventuais problemas de saúde que possam aparecer.